sustentabilidade/biodiversidade/animais/anfibios/perereca-de-banheiro/82

Biodiversidade

< Voltar

Perereca-de-banheiro
Scinax fuscovarius | A. Lutz, 1925

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de médio porte com cerca de 3,7 a 4,8 cm. Seu dorso é castanho-escuro ou castanho-acinzentado, e estreitas manchas e linhas escuras, semelhante à um X. Também podem ser encontrados indivíduos esverdeados. O ventre é esbranquiçado, com manchas escuras. As coxas apresentam fortes manchas amarelas contrastantes com regiões pretas na porção posterior.

Distribuição: Centro, Sul e Sudeste do Brasil e partes da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.  

Habitat: Formações florestais, abertas, em campos, pastagens, rios, riachos, lagos, lagoas, várzeas e brejos. Durante o período de acasalamento é encontrada na margem de coleções de água parada, como lagoas, açudes e banhados, usualmente sobre o solo. 

Hábitos: Crepuscular, noturna e arborícola. Escondendo-se durante o dia em tocas nas árvores ou no solo, frestas em árvores ou entre rochas. 

Alimentação: Pequenos insetos e artrópodes, como aranhas. 

Reprodução: Ovíparas, e a atividade de desova ocorre nos meses de primavera e verão, e é associada às chuvas. O número de óvulos maduros pode exceder 3.000 e sua desova pode conter de 1.500 a 2.000 ovos pequenos e pigmentados, depositados sobre a vegetação aquática. São encontradas vocalizando sobre o solo seco, ou à pequena altura na vegetação, às margens de coleções de água parada, açudes ou banhados. 

Na área da UFRA: Espécie registrada nos dez ambientes, mas frequentemente às Várzeas com herbáceas.