sustentabilidade/biodiversidade/animais/anfibios/perereca/68

Biodiversidade

< Voltar

Perereca
Hypsiboas prasinus | Burmeister, 1856

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de médio porte com cerca de 4,0 a 5,0 cm. Sua coloração dorsal é marrom clara com dispersas manchas escuras, porém pode apresentar variações entre marrom, amarelo e verde.

Distribuição: Encontrada em regiões elevadas do sudeste do Brasil, ocorrendo nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.  

Habitat: Áreas abertas em florestas, bordas de matas ciliares e de galeria, lagos e lagoas, campos, pastagens e solos lamacentos.  

Hábitos: Crepuscular, noturna, terrestre e arborícola. Encontrada em terra, vegetação baixa e terrenos abertos. Durante à noite coaxa na baixa vegetação da borda d’água, lagos artificiais de jardins ou gramados.  

Alimentação: Pequenos insetos e artrópodes.  

Reprodução: Ovíparas e podem se reproduzir ao longo do ano inteiro, em poças permanentes e campos alagados. Sua desova é depositada na vegetação submersa. Vocaliza sobre uma grande variedade de substratos, agarrada à vegetação, sobre o solo, ou ainda flutuando na superfície da água em ambientes de água parada ou corrente.  

Na área da UFRA: Espécie registrada nos ambientes de Várzeas com herbáceas e Matas nativas restauradas.