sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/buraqueira-ou-coruja-do-campo/139

Biodiversidade

< Voltar

Buraqueira ou Coruja-do-campo
Athene cunicularia | Molina, 1782

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie de pequeno a médio porte, com cerca de 23 cm de comprimento. Possui plumagem e marrom com manchas brancas, e seus olhos são cor amarelo-alaranjado intenso.

Distribuição: Ocorre em quase todo Brasil. 

Habitat: Campos, pastos ou áreas de cerrado alterado, próximo às habitações. 

Hábitos: Espécie mais ativa durante o dia. 

Alimentação: Carnívora, alimenta-se de insetos e pequenos invertebrados que captura no chão. Eventualmente também captura pequenos lagartos, cobras e camundongos em notável quantidade. 

Reprodução: Deposita seus ovos em buracos no chão, às vezes próximos uns dos outros. Os filhotes ameaçam intrusos com um chocalhar que se assemelha bastante ao matraquear da cascavel, o que pode realmente amedrontar um caçador ou mateiro quando este som vem do interior de uma toca. 

Na área da UFRA: A Coruja-buraqueira foi encontrada 28 vezes. o que representa uma espécie mediamente freqüente. Sua preferência de ocorrência foi nas valetas de drenagem. Encontrada também nos canaviais orgânicos, nas matas exóticas, nas matas nativas restauradas, nas matas nativas, nas matas em regeneração espontânea e no campo em regeneração espontânea.