Biodiversidade
Estrelinha-preta
Synallaxis scutata | Sclater, 1859
Vocalização
Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 14 cm de comprimento. Possui costas, asas e cauda de coloração avermelhada, partes inferiores amareladas e garganta posterior com uma nódoa preta anteriormente realçada de branco.
Distribuição: Do sudeste do Pará, Maranhão e Piauí ao Mato Grosso, Goiás, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, noroeste da Argentina e Bolívia.
Habitat: Estrato inferior da mata baixa e cerrado.
Hábitos: Espécie diurna, saltita pelo solo e levanta voo apenas como último recurso, dirigindo-se, a pouca altura, para a brenha mais próxima.
Alimentação: Carnívora, alimentando-se de insetos e suas larvas, aranhas, opiliões e outros artrópodes, moluscos, etc.
Reprodução: Deposita até 3 ovos em ninho que consiste em um amontoado de galhos secos e duros com uma ou duas câmaras e entrada através de um túnel que pode ser longo, tortuoso, lateral, superior ou inferior. No interior deste existe uma espécie de colchão, feito de material fofo.
Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta ave apresentou uma distribuição espacial restrita às valetas de drenagem. Como foi encontrada apenas uma vez, é considerada rara dentro destas fazendas.