sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/tesoura-ou-tesourinha/346

Biodiversidade

< Voltar

Tesoura ou Tesourinha
Tyrannus savana | Vieillot, 1808

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 40 cm de comprimento total (29 cm de comprimento de cauda). O peito é cinza claro e o ventre branco, costas cinza, cabeça, asas e cauda pretas, o alto da cabeça amarelo-enxofre.

Distribuição: Todo o Brasil e também do leste dos Estados Unidos à Argentina. 

Habitat: Cerrados, campos com árvores e arbustos esparsos, pastagens ou mesmo jardins em áreas urbanas.

Hábitos: Espécie diurna e migratória fora do período reprodutivo, quando se reúne em bandos de milhares de indivíduos. Costuma confluir aos milhares na Amazônia. Em Minas ocorre em outubro/novembro. No Rio Grande do Sul desaparece em março e retorna em setembro. A rota de ida e volta para as regiões de "invernagem" parece não ser sempre a mesma.

Alimentação: Essencialmente carnívora, alimentando-se principalmente de insetos e também de frutos nativos.

Reprodução: Deposita até 4 ovos em ninho simples em forma de tigela, entre 2 a 8 metros de altura do solo, feito com raízes, paina, capim seco e pequenos gravetos.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta espécie de ave apresentou uma ampla distribuição espacial. Foi encontrada nos seguintes habitats: matas exóticas, várzeas com matas ciliares, matas nativas restauradas, matas nativas, valetas de drenagem, matas em regeneração espontânea e campo em regeneração espontânea. Considerada frequente nos levantamentos, pois foi encontrada 48 vezes.